Show simple item record

dc.contributor.authorBasile, Jonathan
dc.contributor.otherMartinez Laskowski, Yuri N.
dc.date.accessioned2019-09-15 23:55
dc.date.accessioned2020-01-23 14:09:07
dc.date.accessioned2020-04-01T10:07:26Z
dc.date.available2020-04-01T10:07:26Z
dc.date.issued2019
dc.identifier1005399
dc.identifierOCN: 1135854170en_US
dc.identifier.urihttp://library.oapen.org/handle/20.500.12657/24712
dc.description.abstract"Mass by Mortar presents an in-depth exploration of one of the greatest illusionists in literature, Jorge Luis Borges. His tale" The Library of Babel "is an illustrious example of its playful ability, though not only because of the inverted world imagined in it in the past. which a library, which supposedly contains all possible combinations of all letters, words, and books, is searched by devout librarians for divinely prefabricated truths, for one also has to deal with the irony of Borges's narration, which constantly puts check the narrator's claims about the universality of the library, including the very possibility of exhausting the possible meanings through a combinatorial process.
dc.languagePortuguese
dc.subject.classificationbic Book Industry Communication::D Literature & literary studies::DS Literature: history & criticism::DSB Literary studies: general::DSBH Literary studies: from c 1900 -
dc.subject.otherLibrary of Babel
dc.subject.otherJorge Luis Borges
dc.subject.othertechnology
dc.subject.otherlibrarianship
dc.subject.otherdigital humanities
dc.subject.otherliterary studies
dc.titleMassa por Argamassa
dc.title.alternativeA "Libraria de Babel" e o Sonho de Totalidade
dc.typebook
oapen.abstract.otherlanguage"Massa por Argamassa apresenta uma exploração profunda de um dos maiores ilusionistas da literatura, Jorge Luis Borges. Seu conto “A Biblioteca de Babel” é um exemplar ilustre de sua capacidade lúdica, embora não somente devido ao mundo invertido que nele é imaginado, no qual uma biblioteca, que supostamente contém todas as combinações possíveis de todas as letras, palavras e livros, é vasculhada por bibliotecários devotos em busca de verdades divinamente pré-fabricadas. Pois também é preciso lidar com a ironia da narração de Borges, que constantemente põe em xeque as afirmações do narrador sobre a universalidade da biblioteca, incluindo a própria possibilidade de exaurir os significados possíveis através de um processo combinatório. Borges direcionava seus leitores para sua obra de não-ficção para que descobrissem o verdadeiro autor da ideia da biblioteca universal. Mas seus ensaios supostamente históricos são notoriamente repletos de referências falsas e contradições. Seja na verdade ou na ficção, Borges nunca atinge uma conclusão estável sobre as premissas atomistas da biblioteca universal – seria possível encontrar um conjunto de caracteres capaz de expressar todo o significado possível, ou estariam essas letras, assim como suas histórias e ensaios, se multiplicando e dividindo em uma incompletude incansável? Embora muitos leitores de Borges o veem como um presságio de nossas tecnologias digitais, eles muitas vezes dão crédito demais a nossas invenções ao fazê-lo. Aqueles que elidem a necessária incompletude da Biblioteca de Babel a comparam com a Internet, assumindo que ambos seriam arquivos totais de todo o pensamento e expressão possíveis. Embora as imaginações de Borges tenham contribuído para a criatividade digital (libraryofbabel.info é certamente uma evidência disto), elas o fazem demonstrando a necessária incompletude de todos os projetos totalizadores, independentemente de seu refino tecnológico. No final, Basile guia os leitores em direção à ideia de que uma exposição fictícia/imaginária possui certo poder sobre a tecnologia."
oapen.identifier.doi10.21983/P3.0264.1.00
oapen.relation.isPublishedBy979dc044-00ee-4ea2-affc-b08c5bd42d13
oapen.relation.isbn9781950192465
oapen.collectionScholarLed
oapen.imprintDead Letter Office
oapen.place.publicationBrooklyn, NY
oapen.identifier.ocn1135854170


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record